Diferença Entre Present Perfect E Present Perfect Continuous
Saber diferenciar entre o Present Perfect e o Present Perfect Continuous é fundamental para se expressar corretamente em inglês. Ambas as estruturas, apesar de semelhantes, possuem funções distintas e são usadas em contextos específicos.
Present Continuous Vs Present Perfect
O Present Perfect (trazido para o português como "pretérito perfeito") é usado para falar de ações concluídas no passado, mas com impacto no presente. Ele nos ajuda a conectar o passado com o agora. A estrutura básica do Present Perfect é "have/has + verbo no particípio passado".
Por exemplo, em "I have eaten lunch," (Eu já almocei), mostramos que comemos um almoço no passado, mas essa ação influenciou no presente, pois estamos agora com o estômago cheio.
O Present Perfect Continuous (trazido para o português como "pretérito perfeito contínuo") é usado para descrever ações que começaram no passado e ainda estão em andamento no presente, ou que aconteceram por um período de tempo que se estende até o presente. A estrutura básica é "have/has + been + verbo + participio passado".
Observe a diferença em "I have been studying English for five years." (Eu tenho estudado inglês há cinco anos), onde a ação de "estudar inglês" começou há cinco anos e continua até agora.
Para esclarecer ainda mais, podemos comparar os dois tempos com exemplos:
For more information, click the button below.
-
- Present Perfect: I have finished my homework. (Eu concluí minha lição de casa.)
- Present Perfect Continuous: I have been working on my homework for three hours. (Eu tenho trabalhado na minha lição de casa por três horas.)
Focar na duração da ação e no impacto no presente te ajudará a escolher o tempo certo.